domingo

EUCARISTIA - HORÁRIO DE VERÃO

Fazemos férias dos encontros de Catequese, mas Jesus espera por nós na Eucaristia!!!!
E para facilitar os nossos momentos de lazer, a Eucaristia das 18.00h ao sábado, (em Julho e Agosto) passa para as 21.30. Assim, depois de um dia de sol e praia, vamos louvar o Senhor que tudo criou para nós.

E ASSIM TERMINA MAIS UM ANO PASTORAL

Terminámos mais uma etapa da nossa caminhada. Com a chegada do Verão vamos gozar umas férias merecidas. Mas antes de partir, fizemos o balanço das actividades. Ficamos felizes pelo trabalho realizado, embora reconhecendo algumas falhas, mas reconhecendo que estas também nos ajudarão para melhorar no futuro. Damos graças a Deus por tudo e pedimos ao Espírito Santo que nos dê a força e a coragem para continuar a nossa missão de Catequistas.
SACRAMENTOS E FESTAS
  • Receberam o Sacramento do Baptismo: 18 crianças.
  • Fizeram a Primeira Comunhão: 49 crianças
  • Profissão de Fé: 36 adolescentes
  • Crisma: 9 adolescentes
  • Festa do Acolhimento, 61 crianças
  • Festa Mariana, 57 crianças
  • Festa do Pai-Nosso: 47 crianças
  • Festa da Palavra: 73 crianças

sábado

32ª PEREGRINAÇÃO NACIONAL DAS CRIANÇAS A FÁTIMA

Fátima viveu de novo um dos seus momentos mais bonitos do ano

Uma multidão imensa de crianças, acompanhada pelos seus catequistas, e muitas, muitas famílias estiveram ontem, 10 de Junho, em Fátima a participar na Peregrinação das Crianças, um momento particular e especial que se vive anualmente neste santuário de Maria em Fátima.

Os números oficiais apontam para a presença de cerca de 200 mil peregrinos no Santuário na missa das 11:00, celebrada no Recinto de Oração, dos quais mais de trinta mil eram crianças. Além deste grande grupo de âmbito nacional, seis outros grupos de peregrinos, vindos da Irlanda, de Itália e de Portugal, anunciaram a sua participação nesta eucaristia.

Integrada nas Celebrações do Centenário do Nascimento de Jacinta Marto, vidente de Fátima, a Peregrinação das Crianças procurou mostrar aos mais novos este exemplo concreto de uma vida de entrega e dedicação aos outros e de grande amor e oração pela Igreja. Também não foi esquecido que este ano se celebra o décimo aniversário da beatificação de Jacinta Marto e de seu irmão Francisco Marto.

O presidente da Peregrinação das Crianças foi D. Manuel Clemente, bispo do Porto. Concelebraram com ele a missa da peregrinação o anfitrião, D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, e 160 sacerdotes. Como exortação principal, em palavras ao jeito das crianças, D. Manuel Clemente pediu aos mais novos que escutem o Céu, que escutem a Deus, e que ofereçam as suas vidas aos outros e a Deus.

“Mesmo na oração o mais importante é escutar, escutar a voz de Deus, que nos fala no tempo, que nos fala nos acontecimentos, que nos fala em Jesus. Lembrar alguma palavra do Evangelho: escutar. Quem começar por aqui, começa bem, começa pelo próprio Deus e assim não nos podemos enganar (…) Vocês só ganharão aquilo que oferecerem. Só quando nós aprendemos com Jesus, e aprendemos com Maria e aprendemos com os Pastorinhos a entregar a nossa vida para louvor de Deus e bem dos outros é que nós, verd adeiramente, a ganhamos e a garantimos, porque a caridade, que é outro nome desta oferta, essa nunca acabará”, disse, durante a homilia.

Após a homilia, num jardim cheio de flores que as crianças tinham oferecido a Nossa Senhora, uma flor gigante, em tela, “plantada” no espaço em frente do altar construído propositadamente para a peregrinação e diante das crianças que foram convidadas a subir para a escadaria da Basílica, mostrou de forma mais evidente o que significavam as duas principais palavras e pedidos lançados na homilia, como que desafios às crianças para embelezar e perfumar o mundo. Em cada pétala um apelo a “Escutar” e “Oferecer”: acolher, respeitar, amar, rezar, ajudar, sorrir, perdoar, trabalhar, conviver, consolar, obedecer e partilhar.

No final da Missa, D. António Marto voltou a relembrar as palavras do bispo do Porto durante a homilia, Escutar e Oferecer, e chamou a atenção para o essencial a reter: “Devemos escutar a Deus e oferecer o nosso coração e a nossa vida a Deus, como fez a Jacinta, para que a nossa vida seja bela”.