domingo

CELEBRAÇÃO PENITÊNCIAL DE ADVENTO

Todos sabemos que o Advento é um tempo de 4 semanas que nos convida a preparar o coração para o Natal de Jesus. Neste tempo também a nossa cidade se reveste de luz, ouvem-se cânticos e nas nossas casas iluminamos o presépio e a àrvore de Natal. A luz torna tudo mais bonito e mais alegre. Sem luz andamos sem sentido e tudo é triste.

Ao olharmos para dentro de nós, verificamos que por vezes na nossa vida existem situações e atitudes nos fazem andar mais nas trevas, e a alegria dá lugar à tristeza. É o pecado. Mas nós somos cristãos, e quem é de Cristo deve viver na luz e irradiar luz à sua volta. Trata-se de um compromisso assumido no dia do nosso Baptismo. Neste tempo de Advento queremos reacender no nosso coração esta luz que o pecado apaga. No caminho da nossa vida existe uma Luz que nos conduz e nos traz de novo a alegria. Jesus é a Luz de Deus que veio há dois mil anos, e entrou na nossa história para nos comunicar essa Luz.

Viver o Advento é ter a coragem de pedir perdão por todas as vezes que não permitimos que a Luz de Deus iluminasse o nosso caminho e seguimos por atalhos escuros que nos levaram a pecar. Por isso, estivemos nesta tarde a reflectir na Palavra de Deus e a examinar a nossa consciência, para nos reconciliarmos com Ele.

As crianças receberam o Sacramento da Reconciliação e colocaram junto da coroa do Advento uma estrela na qual escreveram um propósito para viverem o Natal como cristãos, e uma pequena vela simbolizando o seu compromisso.