segunda-feira

PEREGRINAÇÃO NACIONAL DAS CRIANÇAS A FÁTIMA - Homilia de D. António, Bispo de Aveiro

Bom Dia. Saúdo-vos com muita alegria. Estou contente por estar aqui, em Fátima. Estou feliz por estar convosco.

Há dias quando visitava uma Escola da minha Diocese de Aveiro, um menino do Jardim de Infância dessa Escola, o João Pedro, perguntava-me logo pela manhã: « Bispo, já rezaste?» E eu disse-lhe: «João Pedro, porque me fazes esta pergunta?» E ele respondeu: «Porque eu já rezei».

E vós também quereis rezar?

Estamos aqui para rezar como os pastorinhos aprenderam e ensinaram a rezar: «Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo – Vos».

Ouvimos duas leituras, dois textos pequeninos. Ouvimos com atenção.

Ainda recordais o que nos dizia a primeira leitura?

Moisés estava a trabalhar, a guardar os rebanhos. Viu uma fogueira que não se apagava. Aproximou-se e ouviu a voz de Deus que o chamou, porque Deus conhece cada um de nós pelo nome. Depois, Deus disse-lhe para tirar as sandálias, para se descalçar, porque aquele lugar era sagrado, era de Deus. Tirar as sandálias significa tirar da vida tudo aquilo que não é de Deus, tudo aquilo que não é bom. Pensem um bocadinho: se estivermos descalços, os nossos pés tocam o chão e sentem-no. Se estivermos sem pecados, Deus toca a nossa vida e nós sentimo-nos pertinho d’Ele.

Moisés cobriu o rosto porque se sentia um pecador diante de Deus, por saber que Deus nos ama tanto e que ele não era capaz de o amar tanto como Deus merece. Ele sentia-se pequenino, diante de Deus. É tão importante irmos perto de Deus. Ele é o nosso tesouro de que falamos ao longo do tempo em que preparámos este dia.

Moisés adorou Deus Pai ao dizer sim quando Deus o chamou, ao deixar tudo o que na sua vida não o deixava aproximar dele e ao aceitar seguir o caminho que Ele lhe mostrava Deus chamou-o para libertar aquelas pessoas que era maltratadas e não tinham liberdade nem para rezar. Moisés gostava de falar com Deus e gostava de dizer às pessoas o que Deus lhe dizia a ele.

O segundo texto falava-nos do nascimento de Jesus e das pessoas que o visitaram. Quando Jesus nasceu, uns Magos vieram de muito longe para O adorar. Ao verem Jesus, prostraram-se, quer dizer, puseram-se de joelhos, e curvaram-se levando o rosto até ao chão. Lembram-se que foi assim mesmo que o Anjo ensinou a fazer aos Pastorinhos? Há sinais muito belos na nossa vida. Erguer as mãos, estar de joelhos, e tantas outras formas que usamos nas nossas catequeses e nas nossas casas significa reconhecer que sem Deus nada podemos, nada somos.

Ah! Mas os Magos trouxeram tesouros para oferecer a Jesus. Não importa o que foi, importa que eles Lhe deram o que tinham para dar, os seus presentes. Os Magos adoraram Jesus prostrando-se e oferecendo o que tinham para oferecer, porque eles acreditaram que aquele menino era o Deus também.

Mas… eu sei que no último mês vocês percorreram um caminho, numa etapa em cada semana, na descoberta de um tesouro. Qual foi o Tesouro que descobriram?…… Isso mesmo: Jesus. Ele é O tesouro que Deus Pai nos oferece para nos salvar e mostrar o caminho da felicidade.

Mas sabem uma coisa muito interessante? É que na descoberta do tesouro que é Jesus, Ele mesmo foi recebendo muitos pequeninos tesouros vossos. Vamos trazê-los para junto do grande baú do tesouro que está aqui diante de nós. Aí estão alguns deles, muitos mesmo! Estes, são os tesouros de alguns de vós, mas são o sinal dos tesouros das crianças de Portugal e do mundo inteiro. São oferecidos a Jesus, o nosso grande tesouro.

Talvez haja alguns meninos que não sabem o que está dentro destas caixinhas do tesouro. Eu digo-vos: estão as orações, os pedidos, as ofertas, as palavras, os desenhos dados a Jesus.

Como os Magos, oferecemos aquilo que está no nosso coração, os nossos presentes, e quando assim acontece, nós estamos a adorar a Deus, que é o Pai, que criou o mundo inteiro, que é o Filho, que nos salvou e nos mostra o caminho para o Pai, e que é o Espírito Santo, que nos ensina e nos dá força para vivermos como Jesus nos diz.

Adorar a Deus, é dizer a Deus o que sentimos no nosso coração. Como quando damos um beijinho aos nossos pais e eles sabem o amor que sentimos por eles. Nós adoramos a Deus, quando, ao acordarmos, saudamos os nossos pais, os nossos irmãos e depois, ao longo do dia, as outras pessoas. Adoramos a Deus quando sorrimos e dizemos bem de alguém, quando no nosso coração pensamos ou dizemos que gostamos muito de Deus, quando na escola estamos com atenção e fazemos os trabalhos bem feitos, quando não estragamos a água e as plantas, quando participamos na catequese, quando rezamos, quando convidamos os nossos pais a rezar connosco.

No verão fui convidado por uns primos meus a jantar. No início do jantar, o meu primo disse-me: «Hoje é a Margarida que começa a oração». A Margarida é a filhinha que tem doze anos. E que bem rezou e nos ensinou a rezar, a Margarida! E vós, já ensinastes alguém a rezar?

Bem, não podemos estar aqui o dia todo a dizer tantas maneiras de adorar a Deus, mas também não é preciso porque vocês sabem ainda muitas mais… eu gostava de ter tempo para aprender muito mais convosco, mas vocês vão partir para as vossas casas: não se esqueçam que Jesus é o nosso Tesouro e que nós somos o tesouro dele, e que quanto mais O descobrimos, mais somos tesouro para Ele.

Nas nossas igrejas está Jesus na Eucaristia, podemos dizer que o Sacrário é a caixinha do tesouro dos cristãos .

Aqui, em Fátima, Nossa Senhora falou a Lúcia. Jacinta e Francisco, muito de Jesus. E ensinou estes três pastorinhos, crianças da vossa idade a serem amiguitos de Jesus. E eles foram muito amigos de Jesus. Nossa Senhora também hoje nos diz, a cada um de nós como devemos ser bons e ser amiguitos de Jesus.

Com Jesus e com a ajuda de Nossa Senhora queremos construir um mundo e um Portugal melhor. A pensar em vós e a trabalhar e a rezar convosco. Precisamos de aprender convosco a olhar o futuro com verdade, alegria e esperança.

Para terminar, posso fazer-vos um pedido? Quando chegarem às vossas casas, digam aos vossos pais que Jesus é nosso amigo, é um Grande Tesouro, e que nós temos que continuar a descobri-lo sempre mais.

Quero dizer a Jesus que rezo por vós. Peço-vos que digais aos vossos pais e aos vossos avós, aos vossos catequistas, aos vossos professores nas escolas e aos senhores padres das vossas terras que o bispo de Aveiro gostou muito de estar convosco e de rezar convosco em Fátima.

Está bem?

Deus abençoa-vos. Sede felizes. Jesus é o vosso maior Tesouro e o vosso melhor Amigo. E Nossa Senhora de Fátima, a Senhora dos Pastorinhos tem muito carinho e muita ternura por vós. Ela é a Mãe de Jesus e a nossa Mãe.

Santuário de Fátima, 10 de junho de 2011

D. António Francisco dos Santos, bispo de Aveiro