domingo

CELEBRAÇÃO PENITÊNCIAL DE ADVENTO

Todos sabemos que o Advento é um tempo de 4 semanas que nos convida a preparar o coração para o Natal de Jesus. Neste tempo também a nossa cidade se reveste de luz, ouvem-se cânticos e nas nossas casas iluminamos o presépio e a àrvore de Natal. A luz torna tudo mais bonito e mais alegre. Sem luz andamos sem sentido e tudo é triste.

Ao olharmos para dentro de nós, verificamos que por vezes na nossa vida existem situações e atitudes nos fazem andar mais nas trevas, e a alegria dá lugar à tristeza. É o pecado. Mas nós somos cristãos, e quem é de Cristo deve viver na luz e irradiar luz à sua volta. Trata-se de um compromisso assumido no dia do nosso Baptismo. Neste tempo de Advento queremos reacender no nosso coração esta luz que o pecado apaga. No caminho da nossa vida existe uma Luz que nos conduz e nos traz de novo a alegria. Jesus é a Luz de Deus que veio há dois mil anos, e entrou na nossa história para nos comunicar essa Luz.

Viver o Advento é ter a coragem de pedir perdão por todas as vezes que não permitimos que a Luz de Deus iluminasse o nosso caminho e seguimos por atalhos escuros que nos levaram a pecar. Por isso, estivemos nesta tarde a reflectir na Palavra de Deus e a examinar a nossa consciência, para nos reconciliarmos com Ele.

As crianças receberam o Sacramento da Reconciliação e colocaram junto da coroa do Advento uma estrela na qual escreveram um propósito para viverem o Natal como cristãos, e uma pequena vela simbolizando o seu compromisso.

A CAMPANHA DE ADVENTO

Para ajudar as crianças a compreenderem e e viverem o tempo de Advento, a Catequese seguiu a sugestão dada pelo seu Secretariado Diocesano para a elaboração da Campanha do Advento. Foi construída uma vela gigante com quatro portas que se vão abrindo durante a Eucaristia das quatro semanas do Advento, e acompanhadas de gestos que correspondem à Palavra do Evangelho e de uma oração. Acender a vela da coroa do Advento e o seu significado também as sensibilizou. É com bastante entusiasmo que todos colaboram nesta actividade.
ORAÇÃO
Senhor Jesus
quero ser uma pequena luz
partilhando com os meus pais
e com os meus amigos a Tua Palavra
e também as minhas coisas.
Quero ter as minhas mãos bem abertas
para te acolher neste Natal de 2010

VIVER O ADVENTO

Durante quatro semanas a Igreja prepara a festa do nascimento de Jesus. O verdadeiro Natal. Para nós cristãos, o Natal não é só uma festa de família, de prendas e decorações. O Natal é sentir que Deus se fez presente no meio dos homens para lhes comunicar o Seu amor e ensinar o caminho da Salvação. E se é Deus que vem até nós, como o vamos receber? diz-nos João Baptista: “Preparai o caminho do Senhor e endireitai as suas veredas.” Advento é caminho a percorrer para chegar à grande meta, o Natal de Jesus. É caminho que se faz endireitando as veredas da nossa vida, das nossas atitudes que muitas vezes não correspondem à mensagem de Deus que se fez Menino, nos ensina no Seu Evangelho. Vamos escancarar as portas do nosso coração e fazer deste Advento um tempo de Esperança em que os homens se encontrem com Jesus, e O reconheçam como único Salvador e Libertador