domingo

A CAMINHO DA PÁSCOA

Começou a Quaresma. Este tempo santo tão importante para nós cristãos, que nos prepara para celebrarmos a Páscoa do Senhor. São 40 dias que nos convidam a rever a nossa vida, descobrir em nós tudo o que não corresponde á vivência do Evangelho. É um tempo de graça para realizarmos gestos concretos de renovação da nossa maneira de ser e agir, de nos purificarmos interiormente. Oração, leitura da Palavra de Deus, mudança de atitude em relação aos irmãos, privação do que é superfulo e partilha com os que nada têm, são meios que nos levam a viver santamente este tempo da Quaresma.
A Igreja recomenda-nos também o jejum e abstinência que nos purificam espiritualmente, e a partilharmos as nossas renúncias com os nossos irmãos do Haiti. Só assim nascerá em nós a alegria de cantarmos o Aleluia de Domingo de Páscoa.

O CATECUMENADO JUVENIL

A Iniciação Cristã que a Igreja tem a missão de realizar, é um processo formativo, celebrativo e vivencial, constituído por etapas e dagraus; um caminho de conversão e de crescimento na fé; um conjunto de tempos e de fases diversas, que realizam, de um modo convergente, um mesmo e único fim: gerar as criaturas humanas para a perfeição do "homem novo" em Cristo, ou seja, conduzi-las á plena maturidade cristã.
Para as crianças, "a catequese e a presença na Eucaristia, o acompanhamento dos pais, os hábitos de oração e de escuta da Palavra de Deus, vão preparando para a celebração dos sacramentos do Baptismo e da Eucaristia a ocorrer normalmente de acordo com a caminhada, na altura em que os colegas, já baptizados, celebram a "Festa da Eucaristia", sensivelmente durante o 4º ano de catequese, ou, preferencialmente no Tempo Pascal desse ano". (RICA 306-313)
Na nossa paróquia há muitas crianças não baptizadas que frequentam a catequese. Fazem assim a sua caminhada de preparação para o Baptismo. No próximo dia dia 22 de Maio, irão receber o Sacramento do Baptismo 18 destas crianças. As outras continuarão até completarem a caminhada.
A fim de ser cumprido o programa de caminhada para a celebração deste Sacramento, lembramos a todos os pais cujos filhos estão nesta situação, que devem cumprir as datas, horas, locais dos encontros e celebrações que requerem a sua presença e a das crianças, conforme a seguir transcrevemos:
19 DE FEVEREIRO
  • 19.00H - Preparação para o Rito de Eleição das crianças propostas para o Baptismo e Eucaristia. Local: Centro Paroquial
  • 21.15 - Reunião de Pais das crianças não baptizadas que frequentam o 1º, 2º e 3º ano .
20 DE FEVEREIRO
  • - Rito de Eleição na Eucaristia das 18.00h
12 DE MARÇO
  • 19.00h - Preparação para o Rito do Escrutínio das crianças eleitas. Local:Sé
13 de MARÇO
  • - Celebração do Rito do Escrutínio na Eucaristia das 18.00h
16 , 23, E 30 DE ABRIL, E 7 DE MAIO
  • 19.00h - Encontro das crianças eleitas com o Sr Pe José Pedro. Local:Seminário
18 DE MAIO
  • 19.00h - Celebração dos Ritos do Effátha e Unção dos Eleitos - Local: Sé
21 DE MAIO
  • 21.00h - Encontro para os eleitos, seus pais e padrinhos, para preparar o Baptismo e Comunhão
22 DE MAIO
  • Celebração do Sacramento do Baptismo das crianças eleitas na Eucaristia das 18.00h