segunda-feira

ADVENTO

A Igreja deu inicio a mais um Ano Litúrgico com a celebração do Primeiro Domingo de Advento. Como Igreja, somos assim convidados a percorrer os mistérios da nossa Salvação, o mistério único da misericórdia de Deus sobre nós.
Neste primeiro domingo de Advento iniciámos a nossa caminhada para o Natal. É o tempo de espera de Jesus que vem, e quer habitar o nosso coração. Para que assim aconteça, a Igreja pede aos cristãos perseverança na oração, vigilância, esperança e conversão, porque o nosso Deus se fez Menino para atraír a Si todos os homens, porque os ama, e quer fazer felizes.
Não deixemos que o consumismo invada este Tempo tão importante. É bom reunir a família, os amigos e manifestar-lhes o nosso carinho, mas não deixemos que o Natal se resuma apenas a festas. Não transmitamos este modo de viver o Natal ás nossas crianças. O Natal não é do Pai-Natal, o Natal é do Menino Jesus, aquele Jesus que aprendem a conhecer na catequese pela dedicação e testemunho dos catequistas, e que os pais se comprometeram a transmitir. Vamos assim, como cristãos, acender cada vela do Advento no compromisso de preparar um Natal cristão.

UMA CARTA PARA O MEU CATEQUISTA

“Eu tenho 12 anos, mas já sou capaz de pensar e exprimir. O recado que eu deixo, aqui, é directo para ti, meu catequista. Não te conheço bem, mas sinto, pelo teu jeito, que posso confiar em ti. Por isso o meu recado está recheado de boas intenções, mas, como é próprio de qualquer jovem adolescente da minha idade, também tem um pouco de ameaça.
Sou um adolescente imprevisível. Alguns chamam-me até de “aborrescente”. Sei que vais entender, lê com atenção este meu pedido. Não estou bem, ando meio confuso. Dizem que é normal acontecer isto na minha idade. Todos parecem saber tudo o que acontece na cabeça de alguém que tem 11, 12, 13 anos. Mas, ao mesmo tempo em que dão palpites e conselhos, também parecem não saber quase nada. Ninguém me ajuda e poucos me apoiam. Por isso, sei que posso confiar em ti, meu catequista. Este recado que te deixo pode servir para muitos outros jovens da minha idade e para muitos catequistas da tua idade. É um alerta que eu faço. Embora eu tenha pouca idade, leio bastante, domino a Internet e quando quero, escrevo bastante.Será que me podes ajudar? Talvez não acredites muito em mim por causa do que falam a respeito dos que têm a minha idade. Mas quero ser directo, sem rodeios, para início de conversa. Pesquisando num site sobre a juventude de hoje, encontrei esta frase de São João Calábria que me serviu de inspiração para te enviar esta carta: “eu sou de quem me conquistar”. A frase é forte, não é? Então, continua a ler o que escrevo abaixo.
Se não me deres atenção, um pouco de carinho ou até mesmo um sorriso quando eu chego, posso ser conquistado pela desobediência e de não gostar de ti. Eu sou de quem me conquistar.
Se não me ensinas a importância da oração e não rezas comigo, como saberei rezar? Se me dizes que Deus é vingativo, assustador e perverso, como poderei gostar dele?
Eu sou de quem me conquistar.
Se não me ensinas o respeito, se não me dá atenção e não dialogas comigo, se não teinteressas pela minha vida, posso ser conquistado a qualquer momento pelo desamor, pela inconstância e pelo mundo. É desses sentimentos que me vou aproximar.
Eu sou de quem me conquistar.
Se não tiveres paciência com a minha inconstância, não andarei pelo caminho que tu me queres indicar. Teimosamente, seguirei um caminho oposto, pois é da minha índole ser assim. Sou jovem, muito jovem, adoro contrariar.
Eu sou de quem me conquistar.
Se te apresentas como meu catequista e não colocas em teus actos a alegria e se não sinto em ti vontade, ânimo e crença naquilo que fazes, não direi sim ao teu convite e como poderei, em ti confiar?
Eu sou de quem me conquistar.
Se te negas a apresentar-me um Deus atraente, alegre, justo, ético, continuarei tentado a aceitar outros convites. Se não insistes comigo, as drogas, as bebidas, o cigarro, a violência, o sexo fácil, a indiferença e o consumismo irão insistir. Se não me conquistas, serei, por certo, mais um a aumentar as estatísticas dos que se dizem “sem religião” . Se reclamas de mim e te recusas a enfrentar os desafios que se apresentam para estaconquista, agirei de forma a te afrontar. E se não fores forte, resistente e confiante na tua missão, também tu desanimarás. E sou de quem me conquistar.
Conquista-me. Para de reclamar. Aprofunda os teus conhecimentos, procura ajuda ao ajoelhar.
Eu rezo pouco, mas ouço de muitos adultos, assim como de ti, meu catequista, o quanto é importante rezar. Mas pelo menos tenta, aceita conquistar-me. Tu lidas com pessoas, não tens como fugir disso.
Por isso, tenta, insiste, prossigue nos teus desejos de conquista. Cause em mim uma boa impressão e lembra-te: não te darei uma segunda oportunidade de me causar uma primeira boa impressão.
Empenha-te por mim, é o que eu peço.
Eu valho a pena, preciso do teu ardor e da tua coragem.
Não sou tão terrível assim. Quando eu estiver distraído, olha para mim com amor e não com raiva. Quando eu não quiser rezar na hora em que tu pedes, tem compaixão comigo e não me transformes num vilão.
Se eu não fiz o trabalho que me pediste, pede de novo, insiste. Se não te abracei, abraça-me . Se meus pais não te procuram para conversar, procura-os. Eu preciso muito de alguém que mostre interesse por mim. Fala de mim aos meus pais. Talvez assim, eles percebam que eu existo.
Eu sou de quem me conquistar.
Não desistas de mim. Eu quero tanto aprender um pouco mais daquilo que tu te propões a ensinar. Basta para isso, que realmente me queiras conquistar.”
Assinado:
Um jovem catequizando
(Mafaoli blogs)

FESTA DA PALAVRA

Os grupos do 4º catecismo, num total de 79 crianças, estão a preparar-se para receberem oficialmente das mãos do nosso pároco a Palavra de Deus que estão a descobrir com muito entusiasmo nos encontros de Catequese. Será no próximo dia 5 de Dezembro, na Eucaristia das 18.00h. Vai ser um momento muito importante, pois já compreendem que é conhecendo e vivendo a Palavra que somos e damos testemunho de vida cristã.

FESTA DO ACOLHIMENTO

Foi no passado sábado dia 7, que se fez a Festa do Acolhimento aos mais pequeninos, que neste ano pastoral iniciaram o seu percurso catequético. Eram cerca de setenta crianças de 6 anos e seus pais, que na Eucaristia das 18.00h prometiam a Jesus ser seus amigos. Estavam alegres por se sentirem acolhidos pela comunidade que assim vai crescendo e celebrando a Fé.
O nosso pároco e os catequistas, de coração disponível e num abraço carinhoso, em nome de Jesus, para todos têm uma palavra: BEM-VINDOS Á CATEQUESE!