sexta-feira

QUARESMA - TEMPO DE PREPARAÇÃO PARA A PÁSCOA

Estamos na Quaresma. Quando perguntamos às nossas crianças o que isso significa, todos respondem prontamente: é o tempo de preparação para a Páscoa! É de facto a resposta certa, mas será que estamos a fazê-lo bem? compreendemos que este tempo é muito importante para nós cristãos? às vezes  fica só nas palavras, mas é preciso que ele chegue ao  coração, e no silêncio, no nosso deserto interior, descobrirmos o nosso pecado. Para celebrarmos a Páscoa de Jesus, é preciso renovar o que não está bem em nós e a Quaresma é o tempo da conversão e do perdão. Para isso a catequese preparou uma Celebração Penitêncial que será no próximo dia 28 de Março ás 15.00h. Todas as crianças e adolescentes que já fizeram a Primeira Comunhão devem estar presentes. 

domingo

A CAMINHO DA PÁSCOA

MENSAGEM QUARESMAL DO NOSSO BISPO
Meus caros diocesanos
A Quaresma constitui, anualmente, para toda a Igreja um “tempo favorável”, um tempo de graça e de dom, uma oportunidade para nos abrirmos sempre mais à novidade de vida, que a celebração pascal de Cristo ressuscitado vem renovar em cada baptizado. Tempo, por isso mesmo, para “acertarmos o passo e a vida” com Cristo, cuja consequência primeira é a revitalização da fidelidade no amor, que empenha e compromete.
O Apóstolo Paulo guia-nos, este ano, neste percurso, quer pela leitura orante das suas cartas, quer pelo testemunho da sua conversão e do dom total que fez da sua vida a Cristo e ao anúncio do Evangelho. A peregrinação que, como Igreja diocesana, continuamos a fazer, com Maria, ao encontro de Cristo, ampara-nos e guia-nos na escuta e na resposta aos apelos de Deus.
Correspondendo ao convite que Bento XVI lançou a toda a Igreja, na sua mensagem quaresmal, exorto-vos a que valorizeis pessoal e comunitariamente este tempo, intensificando a oração, como resposta à leitura diária da Palavra de Deus, se possível em família, praticando o verdadeiro jejum para que, despertos pela situação em que vivem tantos irmãos nossos, nos leve a cultivar e a assumir o mesmo gesto solidário do Bom Samaritano que se inclinou e socorreu o desconhecido caído à beira do caminho. A prática do jejum, como refere Bento XVI na sua Mensagem, “pode ajudar-nos a mortificar o nosso egoísmo e a abrir o coração ao amor de Deus e do próximo, primeiro e máximo mandamento da nova Lei e compêndio de todo o Evangelho”.
Não deixemos que a insegurança e a instabilidade motivadas pela situação que presentemente vivemos, já com profundos reflexos em tantas famílias, nos tornem insensíveis a uma partilha solidária, fruto do nosso jejum quaresmal.
No ano passado, o resultado da nossa renuncia quaresmal, no valor de 26.676,04 €, descontados 5% para o Fundo de Solidariedade da CEP, destinou-se a apoiar a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, da nova Diocese de Viana, Angola, quer na construção de alguns espaços de culto, quer na formação de leigos ao serviço da evangelização.
Este ano, tendo em conta a alternância que temos vindo a assumir nos destinatários da renúncia quaresmal, por indicação do Conselho Presbiteral, a soma recolhida destinar-se-á a responder às primeiras necessidades dos atingidos pela presente situação social. Uma comissão diocesana encarregar-se-á de coordenar a sua distribuição, através dos nossos organismos sócio-caritativos.
Que este jejum solidário, unido a outras formas de conversão quaresmal, possa constituir para todos o caminho mais eficaz de encontro com Cristo ressuscitado.
+ Manuel Quintas, Bispo do Algarve
Quarta-feira de Cinzas, 25.02.2009

ACTIVIDADES A NIVEL VICARIAL

Realizou-se no passado sábado dia 14 de Fevereiro, um encontro de crianças que frequentam a primeira etapa (1º ao 3ºano) da Catequese nas paróquias da vigararia de Faro. Este encontro teve lugar na paróquia de Olhão. O tema foi "Conhecer S. Paulo".  Estiveram presentes mais de trezentas crianças , que com grande entusiasmo em participar nas actividades que lhes foram propostas, fizeram daquele encontro um momento de convívio, partilha e crescimento na fé, com aquele catequista especial que foi S. Paulo. Até a cidade de Olhão naquele dia,  estava diferente com a alegria que as crianças comunicavam a todos os que com elas se cruzavam, e as ouviam cantar os cânticos que aprenderam na Catequese. Davam assim testemunho da alegria cristã. 
A nossa paróquia também ali esteve presente. Um grupo do terceiro ano, com os seus catequistas, juntou-se a outros grupos na estação logo pela manhã, e juntos viajaram até Olhão. O comboio foi logo invadido por aquela alegria própria das crianças. A Festa começava ali. Chegados ao destino, caminharam até ao salão paroquial onde participaram no encontro que a equipa responsável cuidadosamente tinha preparado. No regresso respondiam aos catequistas. Gostámos muito!  Foram depois participar na Eucaristia na nossa paróquia, e no momento do ofertório quiseram oferecer o cartaz que tinham elaboraram naquele encontro. 
A participação nestes encontros é importante pois convivendo com outros grupos de outras paróquias aprendem a viver e a sentir que são Igreja.
No próximo dia 14 de Março será o encontro da segunda etapa (4º ao 6ºano), em Faro, no salão paroquial de S. Luis, e o da terceira etapa (7º e 8ºano)  será na Paróquia de S. Pedro no dia 9 de Maio.