domingo

JORNADAS NACIONAIS DE CATEQUESE

Decorreram no passado fim de semana em Fátima,(23 a 25 de Janeiro) as Jornadas Nacionais de Catequese. Estas jornadas realizam-se anualmente, e nelas estão presentes  grande número de catequistas de todo o país. Ali se abordam os problemas e os desafios que se impõem á Catequese de hoje, e a formação dos catequistas.
Depois de um momento de oração orientado pela Diocese de Santarém, D. Anacleto Oliveira, Bispo Auxiliar de Lisboa procedeu à abertura das Jornadas, com uma leitura orante da Palavra de Deus "Toda a escritura é divinamente inspirada"(2Tm3,16), e  na primeira conferência falou aos catequistas sobre o ultimo Sínodo dos Bispos subordinado ao tema: "A Palavra de Deus na Vida da Igreja"  e as suas incidências  na Catequese.
A segunda conferência esteve a cargo do Sr Pe Dr. Joaquim Manuel Garrido Mendes que abordou o tema: "A Palavra de Deus como proposta de crescimento pessoal e transformação social" sublinhando que a Palavra de Deus quer mudar a nossa vida e a nossa história e só quando colocarmos o nosso coração no coração de Deus seremos capazes de ser homens e mulheres de fé.
Os catequistas foram depois divididos em grupos de acordo com os catecismos com que trabalham nas suas paróquias, e reflectiram sobre a pedagogia bíblica para a catequese. Como fazer Lectio Divina, e como adaptar esta forma de oração ás crianças e adolescentes. Fez-se depois uma mesa redonda com os conferencistas para um debate sobre os trabalhos de grupo e a conclusão dos mesmos. As Jornadas terminaram com a integração de todos os catequistas nas celebrações do Ano Paulino. Na vigília de oração na noite de 24, e com a Eucaristia no recinto do Santuário no dia 25 . Foi um fim de semana dedicado á missão do catequista: O arauto da Palavra que  converte ao amor, à partilha e ao serviço.