domingo

ABERTURA OFICIAL DA CATEQUESE

                       "IDE TAMBÉM PARA A MINHA VINHA"
     Foi  este o  convite que o Senhor nos fez ao escutarmos o   Evangelho deste domingo. Foi com esta Palavra,  que nós  catequistas, nos sentimos enviados a anunciar a Boa Nova aos mais pequeninos da nossa Comunidade Paroquial. Junto do altar fizemos o nosso compromisso de fidelidade ao Senhor no desempenho da Missão que nos foi confiada.  O nosso pároco invocou sobre nós, os Dons do Espírito Santo para que nos nossos corações cresça o Amor e a alegria de poder colaborar na construção e no crescimento do Reino de Deus. A Igreja estava repleta de familias que ali foram levar os seus filhos, para que ao frequentarem a Catequese cresçam com os valores cristãos. Quando subimos o altar e olhámos de frente  para aquelas famílias, sentimos como é grande a nossa responsabilidade. Ser testemunhas e anunciadores do Evangelho, para que crianças e adolescentes se tornem discípulos de Jesus.  Conscientes da nossa pequenez, mas na certeza de  que o Senhor  não nos falta com a sua  Graça, ali nos entregámos ao seu serviço.

sábado

DEZ CONSELHOS PARA OS PAIS COM FILHOS NA CATEQUESE

1.Não somos uma ilha. Assim como precisamos da família e da sociedade, para fazer nascer e crescer o nosso filho, mesmo que a primeira responsabilidade seja sempre nossa, também precisamos da Igreja, para que o nosso filho, renascido pelo Baptismo, cresça connosco na fé.
2.Não nos bastamos a nós próprios na educação da fé, mesmo que sejamos os primeiros catequistas dos nossos filhos. Os catequistas da nossa paróquia estão à nossa disposição, não para ser nossos substitutos, mas para se tornarem nossos colaboradores na educação da fé. O seu trabalho, feito em comunhão com a Igreja, será sempre em vão, sem o nosso empenho e colaboração!
3.Não faltaremos à Catequese. A Catequese não é um «ensino» avulso e desorganizado. É uma educação da fé, feita de modo ordenado e sistemático, de acordo com o programa definido pelos Catecismos. As faltas à Catequese quebram a sequência normal da descoberta e do caminho da fé. Velaremos pela assiduidade dos nossos filhos. E pelo seu acompanhamento, num estreito diálogo com o pároco e os catequistas.
4.Não esperamos da Catequese que faça bons alunos. Antes, pretendemos que ela nos ajude a formar discípulos de Jesus, que O seguem, em comunidade. Não desprezaremos a comunidade dos seus discípulos, a Igreja, nos seus projectos, obras e iniciativas.
5.Não queremos, apesar de tudo, que a Catequese seja o nosso primeiro compromisso cristão. Participar na Eucaristia Dominical é um bem de primeira necessidade. Saberemos organizar a agenda do fim-de-semana, pondo a Eucaristia, em primeiro lugar. Custe o que custar!
6.Não queremos que a Catequese substitua as aulas de Educação Moral e Religiosa Católica nem o contrário. Porque a Catequese, não é uma “aula”, em ambiente escolar, dirigida sobretudo à inteligência, e destinada a articular a relação entre a fé e a cultura. A Catequese é sobretudo um “encontro”, no ambiente da comunidade, que se dirige à conversão da pessoa inteira, à sua mente, ao seu coração, à sua vida. A disciplina de EMRC e a Catequese não se excluem mas implicam-se mutuamente.
7.Não estaremos preocupados por que os nossos filhos “saibam muitas coisas”. Mas alegrar-nos-emos sempre, ao verificarmos que eles saboreiam a alegria de serem cristãos, e vão descobrindo, com outros cristãos, a Pessoa e o Mistério de Jesus, o Amigo por excelência, o Homem Novo, o Deus vivo e o Senhor das suas vidas!
8.Não exigiremos dos nossos filhos, o que não somos capazes de dar. Por isso, procuraremos receber nós próprios formação e catequese, para estarmos mais esclarecidos e mais bem preparados. Procuraremos estar onde eles estão. Rezar e celebrar com eles, de modo a que a nossa fé seja vivida em comum na pequena Igreja que é a família e se exprima na grande família que é a Igreja.
9.Não exigiremos dos nossos filhos o que não somos capazes de fazer. Procuraremos pensar e viver de acordo com os valores do Evangelho. Sabemos bem que o testemunho é a primeira forma de evangelização. Deste modo, eles aceitarão melhor a proposta dos nossos ideais e valores.
10.Jamais cederemos à tentação de “mandar” os filhos à Catequese, para nos vermos livres deles ou para fugirmos às nossas responsabilidades.

sexta-feira

REABERTURA DA CATEQUESE

               As férias chegaram ao fim, as actividades vão recomeçar, e a Catequese também. Estamos a trabalhar para que tudo esteja organizado para voltarmos a acolher os mais novos da nossa família paroquial, e assim, poderem continuar a sua caminhada ao encontro de Jesus.
               A abertura oficial da Catequese será no dia 20 de Setembro na Eucaristia das 18.00h.     Os catequistas farão o seu compromisso perante Deus e toda a Comunidade e serão enviados pelo nosso pároco, a anunciar a Boa Nova aos mais jovens, ajudando as famílias na educação cristã dos seus filhos.
              As inscrições para as crianças que vão frequentar a Catequese pela primeira vez, tem decorrido após as Eucaristias de sábado e domingo. Quem ainda não se inscreveu, deverá contactar com brevidade os catequistas,  antes ou depois da Eucaristia das crianças (sábado ás 18.00h) na Sé, ou na Comunidade do Imaculado Coração de Maria (Irmãs da Caridade), ao domingo, depois da Eucaristia das 10.15h.
BEM-VINDOS À CATEQUESE  
 

segunda-feira

OS NOSSOS CATEQUISTAS

                      CATEQUISTAS                AUXILIARES
                                            1º ANO          
                      Rita                                      Rute e Ana                        
                      Joana                                 Andreia Dias                  
                                            2º ANO
                      Liliana                                 Marta                                    
                      Vânia                                   Florinda e Jaime                                  
                      Humberto Xabregas
                      Ana Xabregas                     Margarida V.                           
                      MªJoão
                      Margarida  
                      Dionilde  (adolescentes)                                     
                                            3º ANO   
                       Silvana                              
                       Ausenda                              Ana Paula                                           
                       Angela                                Mª de Jesus                   .                
                                            4ºANO
                      Manuela Sardo                    Palmira e Andreia              
                      Andreia Horta
                      Nuno   
                                            6ºANO  
                      Carina                                    João                         
                      Andreia Horta                       Vera                           
                                             7ºANO   
                      Vera Conceição                   Tiago                        
                      Julieta                                     Beatriz                                   
                      Fernanda                               Rafael e Helena  
                                              8ºANO    
                      Angela V                                  Mª de Jesus                           
                      Lucília                                       Pedro                             
                      Ir Cristina  
                                              9ºANO 
                      Susana Gonçalves
                      Ângelo   Cruz                      
                                             10ºANO   
                       Vânia                                   
                                                        
Os espaços  onde vamos iniciar a Catequese são provisórios. Logo que o nosso Centro Paroquial esteja pronto, todos os grupos passarão para lá. A conclusão das obras está prevista para Novembro. Até lá, vamos continuar como antes.