domingo

1O DE JUNHO - JESUS SÓ TU ÉS A VERDADE

No dia 10 de Junho, o dia mais importante da Peregrinação, depois do pequeno almoço, encontrámo-nos todos no salão do Centro Paulo VI que estava repleto de crianças e catequistas das diversa dioceses do nosso país. Vimos uma peça de teatro sobre a vida dos pastorinhos, e percebemos como eles sofreram por terem dito sempre a verdade. Foi muito bonito. Nós também aprendemos muito. Fomos então para o Santuário. Juntámo-nos a mais de 25.000 crianças. Nunca tínhamos visto nada assim. Foi lindo! Todos unidos na Eucaristia! Jesus ali connosco e nós rezando e cantando: JESUS SÓ TU ÉS A VERDADE,  E NA VERDADE QUEREMOS CRESCER.
Depois daquele apetecido jantar, fomos à grande basílica da Santissima Trindade levar uma flor para Nossa Senhora e rezámos o terço juntamente com muitas crianças de outras terras que também já tinham chegado . Já estávamos muito cansados e logo a seguir fomos dormir!!!! dormir????? bem, alguns adormeceram logo, mas outros......só quando não aguentaram mais!
Estava concluída a primeira parte da nossa Peregrinação. Voltámos ao autocarro que nos levou ao nosso "hotel", o Centro Pastoral Paulo VI. Um grande burburinho na escolha dos quartos e dos companheiros. Foi divertido! Depois de arrumarmos as nossas coisas, fomos rezar uma Avé-Maria na capelinha das aparições e fomos visitar o museu Vida de Cristo. Alí recordámos o que já tínhamos escutado na Catequese e nas leituras da Missa. Regressámos a casa para jantar no refeitório e aquele esparguete com hamburger, estava uma delícia! Foi mais um momento divertido.
A primeira visita que fizemos, foi à casa do Francisco e da Jacinta que eram irmãos. Estava lá uma senhora que ainda era sua prima, e que nos explicou tudo. Estivemos todos com muita atenção. Ficámos a saber como ele vivia, vimos as fotografias de toda a família e como era a a casa e as mobílias que usavam e que ainda lá estavam. Depois fomos ver também a casa da Lúcia na outra rua. Descemos até ao poço onde os pastorinhos costumavam brincar e onde lhes apareceu o anjo pela primeira vez. Um pouco mais longe, num lugar chamado Loca do Cabeço, visitámos a estátua do anjo quando este apareceu novamente aos pastorinhos lhes deu a Sagrada Comunhão e ensinou uma linda oração que nós ali também rezámos do mesmo modo como faziam os pastorinhos: de cabeça no chão. l
nos Valinhos, antes de iniciarmos qualquer visita, o estômago já pedia qualquer coisita apesar das bolachas e dos doces que íamos petiscando estrada fora. Assim, cada qual com a sua merenda e imitando os pastorinhos, à sombra das àrvores, fomos saciando aquela fome. tudo muito bom, pois os pais não esqueceram nada. Então já com mais força para caminhar lá continuámos curiosos por descobrir aquele lugar.

PEREGRINAÇÃO DAS CRIANÇAS A FÁTIMA

Tal como anunciámos, as crianças que frequentam a Catequese na nossa Paróquia, foram convidadas a participar na Peregrinação Nacional das Crianças a Fátima. Organizámos um autocarro e o alojamento em Fátima, (Centro Pastoral Paulo VI) e num total de 48 crianças, com 5 catequistas, peregrinámos até Fátima. Saímos de Faro às 6.30h e com duas paragens pelo caminho, rezando e cantando com a alegria que que brota da alma nestes momentos, chegámos aos Valinhos, lugar onde viveram os pastorinhos, Lúcia Francisco e Jacinta.