domingo

PROFISSÃO DE FÉ

Ao celebrarmos a Festa da Santíssima Trindade, mais um grupo de adolescentes que frequentam o 8º ano de Catequese, conscientes do seu desejo de aderir a Jesus Cristo, professaram a Fé da Igreja que receberam no dia do seu Baptismo. Perante toda a assembleia cristã, receberam das mãos dos seus pais a vela do Baptismo acesa no círio pascal; aquela mesma vela que um dia os seus padrinhos em seu nome seguraram e por eles fizeram as promessas de adesão a Jesus Cristo e ao seu Evangelho. Este foi mais um passo na sua caminhada cristã. Desta forma, vão crescendo como Igreja, para poderem com a vida dar testemunho de que só com Deus esta tem sentido.

CRISMA

No passado sábado, dia 10, celebrámos a Festa do Pentecostes na eucaristia das 18.00, presidida pelo Sr Bispo, um grupo de jovens recebeu o Sacramento da Confirmação. É uma alegria ver que há jovens que se sentem Igreja e que se querem comprometer com ela. Completaram assim, a sua iniciação cristã. A nossa paróquia sente-se mais enriquecida com estes jovens corajosos que abrem o seu coração aos dons do Espírito Santo, não como o fim de uma caminhada, mas para se porem ao serviço do Reino. Bem hajam! A Igreja conta com vocês.

SANTISSIMA TRINDADE

Poderemos dizer que a confissão de um Deus único em três pessoas é o mais próprio e especifico da fé cristã. A profissão de fé monoteísta une-nos ao judaísmo e ao islamismo, enquanto que a interpretação da unidade de Deus como unidade na trindade nos distingue de ambas as religiões.
O Deus dos cristãos é uma família de três pessoas que se foram dando a conhecer ao longo da história. Podemos como que falar do tempo de Deus Pai (Antiga Aliança), o tempo de Jesus Cristo (Nova Aliança) e o tempo do Espírito Santo ( Igreja) .
Deus Pai foi-se revelando, o Filho de Deus incarnou, o Espírito Santo foi enviado.
A doutrina trinitária é o resultado de uma lenta e laboriosa elaboração de determinadas experiências históricas, desenvolvidas em quatro fases.
Na primeira, a Trindade é «narrada» com simplicidade pelos primeiros cristãos a partir da sua experiência de fé.
Na segunda, a Trindade é «contestada», pois não é fácil acreditar que Deus é um e três. Uns teólogos (Sabélio) afirmavam que eram modos diferentes que Deus tinha para se manifestar às criaturas. Outros teólogos (Ario) afirmavam que o Filho e o Espírito Santo são criaturas semelhantes a Deus mas nunca iguais a Deus.
Terceira fase, a Trindade é «professada». As heresias levaram os cristãos a reflectir sobre o mistério. O Concilio de Niceia (ano 323) proclamou que o Filho é «da mesma natureza» que o Pai. E acrescentou: «Cremos no «Espírito Santo». O Concílio de Constantinopla (ano 381) completou este Credo com a afirmação: «E cremos no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, procede do Pai e com o Pai e o Filho recebe a mesma adoração e a mesma glória».
Na quarta fase, a Trindade é «reflectida». Depois dos Concílios terem elaborado um Credo, que ainda hoje se recita na Eucaristia, chegou o momento da «inteligência da fé». Como disse Santo Agostinho, «procuremos compreender isto (…) de maneira que, embora não consigamos de todo, pelo menos não digamos nada que seja indigno».
A Trindade é um mistério. Costumamos dizer que em Deus existe uma única natureza e três pessoas distintas.
Afirma-se que o Pai não foi gerado, o Filho foi gerado e o Espírito Santo procede do Pai e do Filho. Temos porém de reconhecer a impotência da nossa linguagem para falar da Santíssima Trindade. Servimo-nos a maior parte das vezes de palavras mais ou menos abstractas para falar do mistério de Deus, que é Amor, porém, a melhor atitude é a de contemplação do Mistério
*Mafaoli

PENTECOSTES

Pentecostes significa cinquenta dias depois da Páscoa. Páscoa que já era para os judeus a festa da libertação e o Pentecostes a festa do término da colheita, e por isso tinha um sentido de agradecimento, de alegria pela abundância dos celeiros.
Com o decorrer do tempo a Festa de Pentecostes passou a comemorar a promulgação da Lei de Moisés. Por isso, a esta festa acorriam a Jerusalém muitos peregrinos, para agradecer nesse dia a aliança de Deus com a humanidade, com o povo eleito, era um dia de abundância de frutos.
Com a Ressurreição do Cristo, a Páscoa, a Ascensão e Pentecostes são três tempos de um mesmo mistério: o mistério do Cristo Ressuscitado, que acontece historicamente na Páscoa, se confirma na glória da Ascensão e chega à plenitude na descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, constituindo-os em novo povo de Deus, a comunidade cristã.
Pentecostes é a festa do Divino Espírito Santo. Pentecostes é a festa da Igreja divina e humana, santa e pecadora, eterna e temporal, corpo místico do Cristo, formado e vivificado pelo Espírito de Deus.
Que Deus nos ajude a pedir os dons do Espírito Santo. Que Deus nos ajude a assimilar os dons da SABEDORIA, da INTELIGÊNCIA, do CONSELHO, da FORTALEZA, da CIÊNCIA, PIEDADE e do TEMOR de DEUS.
O ESPÍRITO SANTO, fez os apóstolos compreenderem o mistério de Jesus e de sua missão. E deu-lhes a coragem e a lucidez de serem as testemunhas da Ressurreição e do Reino de Deus na terra. O Espírito Santo é o advogado da Igreja, tendo Jesus como cabeça, e como corpo, os discípulos do Senhor. A Igreja celebra a festa de Pentecostes como a data de sua instituição solene.
Em cada solenidade de Pentecostes, a Santa Igreja reaviva o Espírito que nos foi dado como dom de Deus. Assim, reanimados e fortalecidos, seremos a semente germinadora do Reino de Deus, levando à plenitude a vida nova recebida pela fé e pelo Baptismo.
“Enviai, Senhor, o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da Terra!”
*Espirito Santo, Solenidades